RSS
Facebook
Twitter

Thursday, October 3, 2013

Um de Outubro. Dia Mundial da Música:

A música para o ser humano é como o alfabeto para o ensino. Se ambos não existissem éramos abrutalhados como animais irracionais. Não sabíamos distinguir o bem do mal assim como tornar-mos a nossa vida numa melodia quer seja de alegria ou tristeza. Porque como o alfabeto nos dá oportunidade de escrevermos coisas belas ou feias a música também as dá. Quantos momentos de tristeza ou alegria escritos numa partitura musical.
“Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada mundialmente.” “Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos próprios (notas musicais) que se associam a sons.”
Pena no meu tempo de escola não haver uma disciplina do ensino da música. Assim a maioria do ser humano é um ignorante no que diz respeito à música. Eu incluído. E que pena tenho! Agora já é tarde para me meter a caminho. Para aprender música tem o seu tempo. É como a fruta. Tem a sua estação.
No meu tempo de meninice adorava as Bandas filarmónicas. Ainda me lembro de acompanhar a Banda de Freamunde nos arruados que aqui fazia e me imaginava a tocar caixa. Gostava do som e do ritmo. Tempos difíceis para aprender música.
Não havia escolas de música. E músicos para ensinar rareavam. Os que havia para ensinar era mediante um pagamento. Como a vida era difícil poucos se aventuravam. Hoje tudo é mais fácil. Não faltam escolas para esse efeito. E não faltam jovens a enveredar por essa aprendizagem. E que sucesso alguns têm. Pelo menos aqui de Freamunde.
Portanto não custa ver o dia um de Outubro ser dedicado à música. Assim como dá prazer ver uma Associação de Freamunde a lembrar este dia. Quem tinha mais obrigação de o fazer passou ao lado. Pelo menos no dia a ela comemorado.
Fui assistir e deu gosto e prazer o bocado que ali se passou. Houve um pouco de tudo. Das fotografias ali tiradas fiz um vídeo com música interpretada por grupos da Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós o qual aqui exibo. Não pude no dia dedicado à música publicar este texto e vídeo mas não queria alear-me desta efeméride.          

0 comments:

Post a Comment

ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội