RSS
Facebook
Twitter

Friday, October 4, 2013

Para trás mija a burra:

Tanto a frase como o post assim lido e visto não tem significado nenhum. Mas tendo em conta a situação do País o significado tem pontos a ter em conta. “Para trás mija burra” quer-nos dizer que o andar para trás - já diziam os antigos que era ensinar o caminho ao diabo - que é voltar ao passado mas ao passado mais sombrio da história portuguesa. Não vivi os anos anteriores à década de quarenta do século passado. Mas a partir da década de cinquenta do século passado lembro-me perfeitamente do que era viver em Portugal.
A habitação: que de lhes chamar casas, hoje as barracas até se sentem elogiadas pela consideração e contribuição que tiveram para a maioria dos portugueses.
A alimentação: se andar com o estômago vazio, é estar alimentado vou ali a ver se arranjo uns saramagos para fazer um caldo.
A educação: era o aprender por onde passavam os rios, os comboios, onde estavam sediadas as serras, o essencial do ABC, uma gramática que nos ensinava mais o tirar que o pôr o multiplicar que o dividir.
Assim em lugar de viver sobrevivia-se. Cheios de fome, descalços e submissos lá íamos cantando e rindo.
Hoje as pessoas da minha geração estão a recusar o regresso ao passado. Não encontrando soluções usam a mais fácil mas ao mesmo tempo a que mais tem à mão: o suicídio. Aqui em Freamunde tem sido mais que um aviso. De há uns tempos a esta parte foram uns poucos por enforcamento. É verdade que as pessoas não andam com cartazes a anunciar os seus intentos mas as instâncias sociais locais deviam estar mais atentas com a miséria que grassa a nossa terra. Para depois não dizermos: para trás mija a burra.    

0 comments:

Post a Comment

ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội