RSS
Facebook
Twitter

Thursday, August 8, 2013

Há anos, dois Freamundenses tiveram a feliz ideia de publicarem um livro a que deram o nome “Pedaços de Nós”. Todos sabemos o êxito que alcançou e que até contribuiu para dar nome a uma Associação Cultural que ficou conhecida como “Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós”, que em boa ocasião apareceu para acrescentar mais valor à cultura Freamundense. 
Vitorino “Inô Vítor” e António Taipa “Rodela”, que é deles que se trata, o primeiro com a ilustração, e que ilustração, cada uma parece uma fotografia, o segundo com os seus versos, e que versos, para mim, superiores ao famoso poeta popular português, António Aleixo. Quem conhecer a obra do nosso poeta sabe que estou a ser modesto na avaliação que lhe faço.
O livro Pedaços de Nós fala-nos através de versos que Rodela resolveu dedicar a muitos freamundenses, uns desaparecidos, outros ainda entre nós, que de alguma forma contribuíram para que Freamunde fosse o que é hoje. Fosse na sua vida quotidiana, fosse na sua maneira de ser, fosse nas suas virtudes ou defeitos, o Rodela com o seu jeito peculiar passou-os para o papel.
Tiveram várias dificuldades. Quer económicas ou mesmo através de famílias que não quiseram ver ali os seus familiares retractados. Destes últimos pode-se compreender, agora dos primeiros não se compreende.
As instituições concelhias, quer a junta de freguesia de Freamunde, quer a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, deviam sentir orgulho por ter entre os seus munícipes gente deste quilate. 
Tudo, deviam fazer, para patrocinar eventos destes. Ai, se fosse noutra Freguesia ou noutra Câmara Municipal! Não faltavam patrocínios. Ou se estes dois fossem de outra cor! Não me estou a referir à da pele. Mesmo assim, casmurros - salvo seja - que são, não desanimam da forma como são tratados e vão publicar outro livro sobre outros freamundenses. Freamunde merece-o.
Assim, no dia vinte e um de Setembro do ano em curso, vai sair mais um, da autoria dos dois ao qual ainda não se sabe o título, ou seja estão em dúvidas de entre dois. O que se espera é que consiga mais êxito que o Pedaços de Nós, ou pelo menos igual, que de patrocínio sabemos ao que estamos votados. A não ser que a época é propícia.
Neste texto que publico vão duas personagens ilustradas que faleceram há anos e que muitas saudades nos deixaram. Oxalá, que juntamente com as outras quarenta e oito, contribuam para o êxito, quer literário ou de venda, seja uma realidade. No literário tenho a certeza, dado o valor dos seus autores e de quem ali é referido.
Com isto sei que criei expectativas nos vários leitores, mas aguentem, vão ver que vale a pena e que vai ser um êxito.

0 comments:

Post a Comment

ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội