RSS
Facebook
Twitter

Saturday, June 15, 2013

A notícia vinda ontem a público nos jornais desportivos e de autoria de Bernardino Barros, jornalista desportivo, neste momento da Porto canal, sobre o Sport Clube de Freamunde vir a tornar-se clube satélite do F. C. Paços de Ferreira recebeu da parte dos Freamundenses repúdio e raiva. Para Bernardino Barros o Sport Clube de Freamunde não lhe é desconhecido porque tem feito de apresentador e moderador em eventos que o Sport Clube de Freamunde tem levado a cabo todos os anos sobre desporto.












Assembleia geral de 14/06/2013 no Auditório Fernando Santos  
Por isso sabe bem do sentir desta gente e da rivalidade existente entre os dois clubes. Se não sabe devia informar-se. Não vale falar de cor.
"Minha Rosa Azul é Freamunde"
Trago sempre uma rosa azul ao peito, /  eu sou de Freamunde imaginado / e nem sequer cá tenho o meu bocado, / mas este azul merece-me respeito... 
Quando eu era criança de brincar / era aqui que eu comprava os meus piões, / as fisgas e gazetas p´rós balões / ou p´rás estrelas... ai que bom sonhar! 
Mais tarde veio a bola, que paixão! / rosa azul deste fraco coração / que salta a cada golo, pum, pum, pum...
Hoje já muito velho minha amante / ouço o relato e grito a cada instante / sozinho: Freamunde mais um!
Se está a lançar notícias com intenção da Porto canal ganhar a simpatia da direcção do F. C. Paços de Ferreira e dos seus associados escusava de pôr outra agremiação ao barulho. Agremiação essa com oitenta anos de existência. Que provou momentos de glória - mais estes - e tristeza.
Como estamos num momento em que uma grande parte dos portugueses despreza a terceira idade nada me leva a admirar a notícia veiculada por Bernardino Barros. Não respeita o que é velho. Trata estes por trapos.
Talvez seja para pagar o favor que o F. C. Paços de Ferreira fez ao clube do coração de Bernardino Barros. Nunca se viu tal no futebol português como o se passou no último jogo do campeonato em Paços de Ferreira. 
Um clube que depois do que as imagens mostraram e de certas partes do jogo noticiadas pelos jornais como uma apatia por parte dos jogadores do F. C. Paços de Ferreira - é ver a expulsão do Ricardo, este jogador quando era admoestado noutro jogo qualquer discutia sempre com o árbitro - neste jogo recebeu a expulsão como uma dádiva do céu.
Um clube que já tinha tudo acertado com o Vitória de Guimarães para a cedência do seu estádio nos jogos da Liga dos Campeões Europeus e à última hora troca por outras instalações devia merecer certas dúvidas por parte dos responsáveis do futebol nacional.
Um clube que passadas três semanas vem contratar o treinador derrotado desse jogo para seu treinador e nada seja falado pelos órgãos de informação desportiva é de bradar aos céus! Ai se fosse outro clube.
Não senhor Bernardino Barros! Mais vale pobre mas honrado. Se o senhor soubesse os impropérios que foram ditos sobre a sua pessoa ontem em todo Freamunde tão cedo não vinha aqui e não falava de Freamunde.
Vá aos anais da história de Freamunde e do seu clube e veja de que tempera são formados. “Conseguiram fazer de uma coutada, uma aldeia, depois uma vila e, hoje uma cidade, que em tempos primórdios se chamou Fredemundus. «(Frieden, Paz) (Munde, Protecção).» Mais tarde Freamunde."
Ai se António Filipe, Padre Castro, Armando Oliveira e tantos outros fossem vivos faziam como era uso no seu tempo: desafiavam-no para um duelo. 
Porque foram pessoas que passaram as passas do Algarve para tornar o Sport Clube de Freamunde no que é hoje - pobre mas honrado.
Por isso senhor Bernardino Barros como bom profissional que sei que é não precisa de descer tão baixo para idolatrar uns à custa de outros. Deixe-nos estar no nosso cantinho. Não precisamos de publicidade para mais quando ela é enganosa. 
Fui dos que envergou a camisola do Sport Clube de Freamunde quando ela era remendada. Por ela sempre senti um grande orgulho e não gosto que façam pouco dela. Mais vale remendada e honrada.
E, há-de ver que depois da tempestade vem a bonança e não precisamos da sua ajuda mesmo sabendo que é a título gracioso. 
Ps - em tempo

"Só de Vasculhos"

Antes acabar que ser
parceiros dos amarelos
nós não temos nada a haver
com os ditos caramelos.

Quem teve tamanha ideia
precisava de levar
trinta anos de cadeia
e no fim lançado ao mar.

Parcerias com tal gente
só de quem anda doente
pode ter tal pensamento

Mas a ter que as fazer
eu por mim prefiro ter
como parceiro um jumento.

Rodela-16-06-2013

0 comments:

Post a Comment

ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội