RSS
Facebook
Twitter

Sunday, April 21, 2013


No ano passado, no mês de Agosto, passei quinze dias em La Ricamarie, S. Étienne, França. Não foram muitos mas os bastantes para me certificar que tanto uma como outra são cidades auspiciosas embora diferentes no tamanho e no número de habitantes. La Ricamarie é muito acolhedora, muito limpa, com muitas acessibilidades e servida com vários tipos de transporte incluindo o combóio.
Fica a cerca de cinco quilómetros de S. Étienne o que faz com que os habitantes de La Ricamarie a frequentem com assiduidade. Foi o que aconteceu comigo e minha esposa que várias vezes ali nos deslocamos. Quer ao mercado (feira), como as daqui, onde há um pouco de tudo para vender principalmente frutos da terra (fruits de la terre). Além de ser bastante limpa uma particularidade que lá vi é que os ramos das árvores não ultrapassam para a estrada como acontece cá em Portugal. Em lugar de ver-se uma árvore redonda do lado da faixa de rodagem da estrada vê-se os seus ramos aparados o que dá o aspecto de ser rectangular.
Corri um pouco de tudo. Estive no Parque Europa e vi com é grande. Tem de tudo. Qualquer pessoa pode ali passar um dia sem ter gasto algum dinheiro. As crianças têm à sua disposição, um sem número de entretimentos. A vida nocturna não é muita, pelo que me foi dado constatar.
O meu filho, companheira e neto foram para ali viver e como emigrantes sentem-se bem. A adaptação por vezes traz muitas dificuldades mas com eles não se deu. O meu neto Diogo entrou para o ensino primário e lá se vai desenrascando como qualquer emigrante. Nas vezes que ia à padaria em La Ricamarie buscar a baguete de pão ele acompanhava-me para ser meu interlocutor e nessa altura tinha meses no ensino primário.
Fomos ao Stade Geoffroy-Guichard, pertença da Association Sportive de Saint-Étienne, França, muito acolhedor e bonito. É pequeno mas as suas infra-estruturas são enormes. É composto por campos de treino nas suas imediações e tem vários parques de estacionamento, ao ar livre
Tirei algumas fotos e filmei a entrada do estádio. Aliás, estava a tirar as fotos e a filmar, da parte de fora, nas imediações do estádio, fui logo convidado para entrar para junto das bilheteiras para dali poder fotografar melhor. Achei esse gesto simpático.
Por isso e mais coisas a simpatia que passei logo a nutrir por este clube e cidade. Também o facto de o meu neto simpatizar por este clube e a forma como seus pais ali se adaptaram leva a que os nossos gostos sejam iguais. É como se diz: - "quem meus filhos beija minha boca adoça". 
Por isso este texto sobre a vitória da taça da Liga de França ganha pela Association Sportive de Saint-Étienne Loire em louvor ao meu neto Diogo. 
Sei que vibrou com esse facto e por esse motivo enviou para o Facebook na página do Sportive de Saint-Étienne Loire a sua foto como amigo.
Parabéns à Association Sportive de Saint-Étienne Loire pelo feito alcançado.

0 comments:

Post a Comment

ban nha mat pho ha noi bán nhà mặt phố hà nội